Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Trump é o novo presidente dos EUA

Candidato republicano conquista número mínimo de votos do colégio eleitoral.
9 de Novembro de 2016 às 07:35
Novo presidente saudou a adversária e prometeu união.
Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América depois de ter atingido a marca dos 270 votos do colégio eleitoral.

Trump obteve 276 votos no colégio eleitoral, mais que os 270 necessários (de um total de 538) para ganhar as presidenciais dos Estados Unidos, contra 218 conquistados por Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado do primeiro Governo de Barack Obama. 

No discurso de vitória, Trump afirmou que Clinton lhe ligou a felicitar pelo resultado da noite, tendo concedido a eleição. Declarou que será o Presidente de todos os americanos e disse que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem "como um povo unido".

Mike Pence, vice-presidente de Trump disse que esta é "uma noite histórica, em que "o povo americano falou e elegeu o seu novo campeão".

Quando as sondagens apontavam para um empate técnico ou uma ligeira vantagem da candidata democrata, Trump desferiu um golpe inesperado nas expetativas de Hillary Clinton de suceder a Obama, ao vencer na Florida e na Carolina do Norte, estados muito disputados que lhe valeram 44 votos do colégio eleitoral. 

O republicano venceu estados importantes como a Florida, Carolina do Norte e Wisconsin, cujas sondagens davam a vitória à candidata democrata. A Pensilvânia, Ohio, Florida e Iowa, tradicionalmente democratas, votaram Trump, cedendo 20, 18, 29 e seis mandatos no colégio eleitoral.  

No total, a vitória coube ao republicano populista sem experiência política em 27 estados: Kentucky, Indiana, Tennessee, Mississippi, Alabama, Virgínia Ocidental, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Geórgia, Luisiana, Arkansas, Missouri, Texas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Texas, Montana, Wyoming, Idaho, Utah, Wisconsin e Florida, Pensilvânia, Iowa e Ohio, quatro que conquistou aos democratas.

Hillary Clinton ganhou em 18 estados: Vermont, Rhode Island, Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jérsia, Maryland, Delaware, Virgínia, Illinois, Colorado, Novo México, Washington, Oregon, Nevada, Califórnia, Havai e Maine.

Nas eleições presidenciais norte-americanas, o Presidente não é escolhido por sufrágio universal: o voto dos cidadãos vai para um Colégio Eleitoral, solução plasmada na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda (adotada em 1804), que prevê a existência de 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos - e da capital federal, Washington D.C. (District of Columbia), que conta com três grandes eleitores.

Donald Trump, o 45.º presidente dos EUA, vai tomar posse a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública no Capitólio, em Washington.
Donald Trump Hillary Clinton eleições EUA
Ver comentários