Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Governo espanhol decreta Estado de Emergência em todo o país devido à Covid-19

Estado de emergência será prolongado até nove de maio.
Correio da Manhã 25 de Outubro de 2020 às 11:47
coronavirus espanha
coronavirus espanha
Pedro Sanchez, presidente do governo espanhol, anunciou, este domingo, que Espanha entra em estado de emergência devido ao aumento do número de casos de Covid-19. A medida entra em vigor às 00h00 de segunda-feira.

O novo estado de emergência para toda a Espanha foi aprovado em Conselho de Ministros extraordinário e estará em vigor nos próximos 15 dias com a intenção de ser prolongado até nove de maio. Duração do estado de emegência ainda vai ser aprovado no parlamento. 

Perante a segunda vaga da pandemia da Covid-19 o governo espanhol anunciou várias medidas para travar a disseminação do novo coronavírus.

O novo decreto protege o confinamento noturno das 23h00 às 6h00 em todo o país, exceto nas ilhas Canárias, pelos próximos seis meses. As pessoas só poderão movimentar-se por motivos excecionais. 

As reuniões ficam limitadas a seis pessoas, exceto no caso de coabitantes. 

"As Comunidades Autónomas podem decidir limitar a entrada e saída do seu território. As Comunidades podem confinar toda a sua comunidade ou parte dela."

Foram definidos quatro níveis de risco para cada unidade territorial. Com eles, uma espécie de semáforo é definida. O primeiro indicador é o número de casos detetados por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e outro indicador é o número de ocupação dos serviços de saúde e camas nos cuidados intensivos.

O governo espanhol pede a todos os habitantes do país para instalar a aplicação de rastreamento da Covid-19, "Radar Covid".

"O nosso desafio é chegar a uma incidência cumulativa abaixo de 25 casos por 100 mil habitantes, agora estamos acima de 300", disse o chefe de estado espanhol.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Pedro Sanchez Espanha Covid-19
Ver comentários