Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Espanha admite recolher noturno devido à evolução da Covid-19

Governo estuda reimposição do Estado de Emergência.
Maria Vaz 21 de Outubro de 2020 às 01:30
Ministro da Saúde de Espanha diz que medida está a ser analisada pelo governo
Ministro da Saúde de Espanha diz que medida está a ser analisada pelo governo FOTO: EPA
O ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, confirmou esta terça-feira que o Governo está a ponderar decretar o recolher obrigatório em todo o país, para evitar que as pessoas saiam à rua durante a noite.

Para tal, será necessário decretar mais uma vez o estado de emergência, visto que juridicamente não haverá outra forma de conseguir limitar um direito tão fundamental como sair de casa à hora que se quer.

A medida foi, em primeiro lugar, sugerida pela comunidade autónoma de Madrid ao governo central espanhol. A região da capital estava a estudar impor um recolher entre a meia-noite e as 6 da manhã, sem decretar no entanto o estado de emergência.

Outras comunidades espanholas terão também sugerido aplicar a mesma medida, que vai agora ser analisada pelo governo central. Salvador Illa deixou ainda o alerta de que se “aproximam semanas muito duras”. 

pormenores
Bélgica pode ter de fechar
A Bélgica poderá voltar a ter de impor um confinamento nacional caso o número de novas infeções por Covid-19 e de internamentos hospitalares não diminua, admitiu terça-feira o virologista Yves Van Leathem.

Recolher em Itália
A região da Campânia, no sul de Itália, vai impor o recolher obrigatório a partir das 23h no próximo fim de semana. Na segunda-feira, a região da Lombardia, no norte do país, tomou uma decisão semelhante.

Casos vieram de Portugal
A província chinesa de Shaanxi registou três novos casos importados de Covid-19 em cidadãos chineses que passaram por Portugal. Tratam-se de pessoas provenientes de Angola, Cabo Verde e Bolívia que fizeram todas escala em Lisboa.

Máscara em Berlim
A capital alemã impôs terça-feira o uso obrigatório de máscara nos mercados, filas e em 10 ruas pedonais movimentadas.

Irlanda em confinamento por seis semanas
O governo irlandês decretou o confinamento obrigatório no país a partir desta quinta-feira e durante seis semanas.

Os cidadãos estão proibidos de se deslocarem para mais de 5 KM das suas casas, os bares e restaurantes só vão poder servir em take-away e o comércio não essencial vai fechar, naquelas que são algumas das medidas mais rigorosas na Europa. As escolas e creches ficam abertas. 
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Itália Governo Salvador Illa Espanha Covid-19 Bélgica Portugal política economia negócios e finanças
Ver comentários