Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Espanha e Itália estão “a dias” de atingir o pico da pandemia do coronavírus

Número de novos infetados diminuiu ontem em Espanha. Instituto da Saúde italiano acredita que país está a chegar ao topo da curva.
Cláudia Machado 28 de Março de 2020 às 01:30
Coronavírus em Espanha
Coronavírus em Itália
Coronavírus em Espanha
Coronavírus em Itália
Coronavírus em Espanha
Coronavírus em Itália

Espanha voltou esta sexta-feira a enfrentar números negros de mortalidade por Covid-19, ao atingir um máximo histórico de 769 mortos em 24 horas, quando no dia anterior  tinham recuado, pela primeira vez desde 18 de março. Já o total de diagnosticados positivo por dia tem vindo a ceder: aumento foi de 14% face a quinta-feira, em que  foram registados mais 18% de casos do que na quarta.

Este quadro deixa o país, acreditam as autoridades de saúde, muito perto do pico da pandemia. Isto é, o momento de estabilização do número de infetados. Um cenário que também Itália - país com mais mortos em todo o Mundo (9134) e o maior total de infetados da Europa (mais de 86 mil) - acredita estar prestes a atingir. "Não atingimos o pico, ainda não o ultrapassámos. Existem sinais de diminuição [de casos], fazendo-nos acreditar  que poderemos chegar ao pico nos próximos dias", disse ontem Silvio Brusaferro, presidente do Instituto Superior da Saúde italiano.

Em Espanha, a análise faz-se com cautela. "Temos de ser prudentes, mas são dados animadores, que dão de alguma forma esperança", sublinhou  Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias. Ainda assim, especialistas em saúde pública alertam que ainda é cedo para concluir que a tendência é de descida do número de casos e destacam que os óbitos em Cuidados Intensivos demoram mais tempo a refletir-se no balanço.

Nos EUA, o total de infetados já se aproxima dos 100 mil, tornando o país no atual epicentro da pandemia. França estava esta sexta-feira perto dos 30 mil doentes, num dia em que foi prolongada a quarentena no país.

Itália Espanha Covid-19 questões sociais saúde doenças epidemias e pragas coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)