Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Espanha reabre fronteiras com Portugal a 22 de junho

Informação ainda não foi confirmada pelo governo português.
Miguel Curado e Correio da Manhã 4 de Junho de 2020 às 10:11

A ministra espanhola da indústria e turismo, Maria Reyes Maroto, anunciou na manhã desta quinta-feira que as fronteiras com Portugal serão reabertas a 22 de junho.

As autoridades fecharam as fronteiras para todos, menos espanhóis, trabalhadores transfronteiriços e camionistas a partir de meados de março, quando o país foi preso para conter o contágio do coronavírus.

Maroto referiu aos repórteres que o país levantaria provavelmente a quarentena para as pessoas que chegassem por terra de França e de Portugal, mas acrescentou que tal medida está ainda a ser analisada.

Ao CM, fonte governamental portuguesa não confirma, para já, esta informação.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse já esta semana que os nove postos fronteiriços criados com Espanha após o início da pandemia de Covid-19, a que se juntaram recentemente outros quatro locais de passagem, estarão abertos até 15 de junho. Após essa data, haverá uma avaliação conjunta entre os dois países.

A questão da reabertura de fronteiras é uma questão-chave na Europa, uma vez que os países afetados pela pandemia de coronavírus tentam alavancar suas economias e progressivamente voltam a permitir a liberdade de movimento no que geralmente é o espaço Schengen, sem fronteiras.

Espanha havia dito inicialmente que só começaria a suspender as restrições a partir de 1 de julho, mas nos últimos dias admitiu que algumas medidas poderiam ser levantadas mais cedo.

Portugal fechou oficialmente a fronteira até 15 de junho, mas o governo português tinha já informado de que que continuaria fechado até ao final do mês por causa das próprias restrições da Espanha.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)