Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Especialistas acreditam que coronavírus circula em Espanha há vários dias

Homem de 62 anos não saiu do país durante várias semanas e foi infetado com coronavírus.
Correio da Manhã 27 de Fevereiro de 2020 às 12:31
Coronavírus
Coronavírus

As suspeitas de vários especialistas foram confirmadas. O chefe do departamento de doenças infecciosas de um hospital em Espanha anunciou esta quarta-feira que "o vírus circula em Espanha há vários dias" e que não o detetaram.

A confirmação veio depois de um homem de 62 anos ter sido internado devido a uma pneumonia há 20 dias no hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, tornando-se no primeiro caso de infeção registado na Espanha.

O Conselho Andaluz confirmou que o homem não deixou o país nas últimas semanas e apontou "uma reunião realizada em Málaga" como o possível momento do contágio.

O homem de 62 anos é um dos quatro infetados registados desde quarta-feira. Os restantes eram, como à semelhança dos outros casos, pessoas que foram infetadas fora do país.

O aumento de casos registados e a confirmação de que o vírus já é transmitido em Espanha mostra "um novo cenário em que o sistema de saúde e a sociedade precisam de aprender a conviver com o vírus", disseram os especialistas.

O país espanhol adotou um novo protocolo em que todos os pacientes com problemas respiratórios que possuem critérios de gravidade como pneumonia, internamento e sepse, devem fazer os testes de coronavírus.

Espanha saúde doenças coronavírus infetados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)