Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Ex-ministro do Reino Unido apanhado por violação e assédio

Identidade do suspeito, deputado do Partido Conservador com cerca de 50 anos, ainda não foi revelada.
Maria Vaz 3 de Agosto de 2020 às 08:44
Ex-ministro do Reino Unido apanhado por violação e assédio
Ex-ministro do Reino Unido apanhado por violação e assédio FOTO: Direitos Reservados
Um antigo ministro e atual deputado do Partido Conservador britânico foi detido no sábado, depois de ser alvo de várias acusações de violação, assédio sexual e coerção. A identidade do deputado ainda não foi revelada, mas sabe-se que tem cerca de 50 anos e que a denúncia partiu de uma funcionária do Parlamento, na casa dos 20 anos. Este suspeito foi entretanto libertado este domingo, sob fiança.

A mulher terá denunciado que foi assediada e agredida pelo deputado, que depois a forçou a ter relações sexuais com ele. A vítima explicou também que ficou de tal forma traumatizada que teve mesmo de se dirigir ao hospital para receber tratamento médico.

A polícia de Londres indicou que tinha recebido, na passada sexta-feira, denúncias de alegações associadas a quatro incidentes separados, que terão ocorrido entre julho de 2019 e janeiro deste ano, em Westminster, Lambeth e Hackney. As autoridades britânicas estão agora a analisar o caso.

O Partido Conservador já se pronunciou sobre o escândalo e classifica as alegações agora reveladas como “sérias”. No entanto, afirma que, enquanto a investigação policial ao caso estiver a decorrer, não irá afastar o suspeito em causa, mantendo-se este em funções na Câmara dos Comuns.

Em reação, o Partido Trabalhista já classificou esta decisão como “chocante”.

A BBC deu ainda conta de relatos que confirmam que o Partido Conservador já estava a par das alegações, tendo chegado mesmo a conversar, antes, com a alegada vítima.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)