Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Existem até 850 mil vírus de animais com potencial para gerar pandemias

"A questão não é se viveremos outra pandemia semelhante à da Covid-19, mas sim quando acontecerá", alertou estudo.
Correio da Manhã 30 de Outubro de 2020 às 17:06
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images

Podem haver entre 540 e 850 mil vírus presentes em animais, e não conhecidos até ao momento, com potencial para originar pandemias, segundo um novo relatório da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES).

De acordo com o relatório, o hábito de consumir animais selvagens, prática comum em alguns países como por exemplo a China, "levou a quase todas as pandemias", visto que estreita o contacto entre humanos e animais, que podem ser portadores de doenças zoonóticas, isto é, que passam de uma espécie para outra.

"As mesmas atividades humanas que impulsionam as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade também aumentam o risco de pandemia por causa dos seus impactos no meio ambiente", disse o presidente da Organização Não-Governamental EcoHealth Alliance, Peter Daszak.

O relatório, elaborado por 22 especialistas, sugere várias práticas que assentam, sobretudo, no princípio da prevenção. Todos os princípios se baseiam na melhoria da relação destrutiva com os animais e a natureza, designadamente acabar com a desflorestação, a agricultura intensiva e o comércio de espécies selvagens. Além disso, é ainda aconselhada a racionalização da produção de gado e o incentivo das pessoas a consumir menos produtos animais.

"A menos que uma ação urgente seja tomada, a questão não é se viveremos outra pandemia semelhante à da Covid-19, mas sim quando acontecerá", alertou o pesquisador de saúde pública Andy Jones da Universidade de East Anglia, em Inglaterra.

Recorde-se que, no pico da pandemia de Covid-19 na China, o governo proibiu a venda de animais selvagens nos mercados, cuja humidade oferece o ambiente perfeito para as doenças proliferarem.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
IPBES China saúde ambiente doenças covid-19 vírus animais humanos
Ver comentários