Funcionários da companhia aérea brasileira Latam, antiga TAM, retiraram de um avião um passageiro que se envolveu num tumulto com a senadora Vanessa Grazziotin, do Partido Comunista do Brasil, a mais aguerrida aliada da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado. O tumulto aconteceu na noite de quarta para quinta-feira quando o avião aterrou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, sul do Brasil.
Vanessa, que tinha deixado Brasília logo após destituição de Dilma e de ter feito uma visita à amiga no Palácio da Alvorada, viajou para Curitiba para ver a mãe, que reside na cidade. De acordo com testemunhas, pois a Latam apenas confirmou a expulsão mas preferiu não dar detalhes, um outro passageiro do voo começou a criticar Dilma Rousseff e a actuação da senadora na defesa da agora ex-presidente, e a parlamentar não gostou, iniciando-se uma discussão.
O suposto agressor foi entregue a agentes da Polícia Federal, mas provavelmente o tumulto não vai ter consequências, nem para ele nem para a senadora. Vanessa Grazziottin, ao contrário do que muitos esperavam, recusou apresentar queixa e deixou rapidamente o aeroporto.