Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Falta de areia no mundo pode comprometer distribuição de vacinas contra a Covid-19

Matéria-prima é essencial na produção de vidro para os frascos das doses.
Correio da Manhã 6 de Março de 2021 às 12:55
Doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19
Doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 FOTO: Reuters

O mundo está a assistir à elevada exploração de areia. Nos Estados Unidos da América, contam-se menos de mil minas de areia e cascalho.

Considerado o segundo recurso mais consumido no mundo, depois da água, a areia é usada principalmente na construção civil e na produção de vidro.

Na construção, são utilizadas 50 mil milhões de toneladas de areia, por ano, em todo o mundo e, atualmente, a necessidade de dois mil milhões de frascos de vidro para distribuir as vacinas conta a Covid-19, nos próximos dois anos, vai fazer aumentar essa procura.

O cientista climático do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Pascal Peduzzi, alertou, em declarações à televisão americana CNBC: "Nós pensamos que existe areia por todo o lado, mas alguns lugares estão esgotados."

A quantidade de areia utilizada traduz um aumento de 300% em relação aos valores de há 20 anos atrás e espera-se que a tendência "continue, visto que a necessidade está a aumentar, devido à crescente urbanização", como aponta a ‘Global Sand Observatory Initiative’.

Material essencial na produção de vidro, a falta de areia é um problema para as três empresas que fabricam a maior parte dos frascos de vacinas (Corning, Schott e Nipro Pharma Corporation), fazendo atrasar a distribuição das doses.

O gerente da Corning, Brendan Mosher, afirmou à Pharma Manufacturing que "a indústria está a colocar de lado a competitividade e estamos todos juntos nesta luta".

A Janssen, uma divisão da Johnson & Johnson, já encomendou 250 milhões de doses, o que "pode corresponder a todo o stock existente".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Estados Unidos da América saúde autoridades locais
Ver comentários