Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Foguetão da empresa espacial SpaceX explode durante testes nos EUA

Aeronave, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros e capacidade até 100 toneladas de carga.
Lusa 4 de Março de 2021 às 06:50
Foguetão da SpaceX explode durante testes nos EUA
Foguetão da SpaceX explode durante testes nos EUA FOTO: SPACEX
O protótipo de um gigantesco foguetão com que a empresa privada espacial SpaceX pretende chegar a Marte explodiu na quarta-feira na aterragem, o terceiro a explodir durante testes, nos Estados Unidos.


A aeronave, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros de comprimento e capacidade para transportar até 100 toneladas de carga.

O foguetão foi lançado da base da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, e ascendeu cerca de 10 quilómetros, antes de regressar ao ponto de partida, onde aterrou, incendiando-se no entanto minutos depois, após uma enorme explosão.

"A Starship SN1 aterrou inteira!" escreveu na rede social Twitter o fundador da empresa norte-americana SpaceX, Elon Musk, uma hora depois da explosão em Boca Chica, numa zona desértica do estado norte-americano do Texas, próximo da fronteira com o México.

"A equipa SpaceX está a fazer um ótimo trabalho! Um dia, a verdadeira medida do sucesso vai ser a banalidade dos voos espaciais", acrescentou o milionário numa segunda mensagem.

ciência e tecnologia Marte EUA Estados Unidos SpaceX foguetão acidente
Ver comentários