Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Foram descobertas 20 novas luas em redor de Saturno e aceitam-se sugestões de nomes. Saiba como pode 'batizá-las'

Saturno passa a ser o planeta do sistema solar com mais luas totalizando 82 após novas descobertas.
Correio da Manhã 7 de Outubro de 2019 às 22:10
Saturno
Saturno FOTO: Direitos Reservados

Um grupo de investigadores norte-americano descobriu, através de tecnologia computacional, 20 novas luas em torno de Saturno tornando-o o planeta do sistema solar com mais luas. 

De acordo com o os investigadores, Saturno passa agora a ter 82 luas - conhecidas - ultrapassando Júpiter que possui 79. 

A decorrer está um concurso que lhe permite nomear estas novas luas. Para o fazer basta fazer uma publicação no Twitter com a hashtag #NameSaturnsMoons e o nome sugerido. O organizador do concurso sugere ainda que sejam enviados vídeos, trabalhos artísticos ou fotografias a acompanhar. 

As luas têm todas um tamanho semelhante, cerca de cinco quilómetros de diâmetro, mas 17 são diferentes pois têm uma órbita retrógrada de Saturno, ou seja orbitam para trás a partir do planeta e de outras luas.

De acordo com o astrónomo do Instituto Carnegie de Ciências, e a sua equipa, o método para encontrar estes novos satélites foi através de um telescópio Subaru. 
    "Usámos alguns dos maiores telescópios do mundo, agora estamos a concluir o inventário de pequenas luas ao redor dos planetas gigantes", disse Sheppard. "Eles desempenham um papel crucial para nos ajudar a determinar como os planetas do nosso Sistema Solar se formaram e evoluíram", conclui. 

    Duas das luas com a mesma órbita, movem-se na mesma direção que o planeta, completam uma única órbita de Saturno a cada dois anos. Estes estão mais próximos do planeta do que algumas das outras luas recém-descobertas. Outros destes satélites completam uma única órbita a cada três anos.


    Saturno ciência e tecnologia questões sociais
    Ver comentários