Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

França e Brasil assinam acordo militar

Os presidentes do Brasil, Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, assinaram hoje na capital brasileira, Brasília, um acordo para a construção em território brasileiro de submarinos, helicópteros e caças franceses no valor de 8,5 mil milhões de euros.
7 de Setembro de 2009 às 17:43
Sarkozy foi recebido por Lula da Silva
Sarkozy foi recebido por Lula da Silva FOTO: Roberto Jayme/Reuters

O acordo, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um nuclear, 50 helicópetros e 36 caças Rafale, foi assinado durante a visita oficial que o presidente francês está a fazer ao Brasil, e que termina terça-feira. Desta vez, Sarkozy - que assistiu com Lula às comemorações do Dia da Independência do Brasil - optou por viajar sem a esposa, Carla Bruni.

Do total de 6,8 mil milhões de euros envolvidos no contrato para o fabrico dos submarinos, 1,8 mil milhões serão gastos na construcção de um grande estaleiro e de uma nova base naval no litoral do Rio de Janeiro, uma exigência da França. 

A construcção dos submarinos, helicópteros e aviões inclui também uma exigência brasileira aceite pela França, a de transferência de tecnologia, inclusive no caso do submarino nuclear. Isso fará o Brasil entrar para o restrito grupo dos seis países actualmente habilitados a fabricar esse tipo de embarcação.

Ver comentários