Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

GNR monta equipamento que produz água potável em Moçambique

Portugueses foram esta sexta-feira vacinados pelos médicos do exército.
Sérgio A. Vitorino 30 de Março de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...
GNR monta equipamento que produz água potável em Moçambique
A água trouxe a tragédia, que já vai em meio milhar de mortos. Mas a Beira só terá futuro com água potável, para dar vida e evitar as doenças que os rios agora transportam.

"Doámos ao país o equipamento de purificação de água instalado pela GNR em Buzi", disse esta sexta-feira ao CM José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, que acompanha os 60 operacionais da força conjunta que prestam apoio humanitário e cujo "trabalho é fundamental".

O governante foi a Buzi, a 70 kms da Beira, para ver o "equipamento extraordinário" que faz 300 litros de água potável por hora. "Não havia água boa. Este trabalho português faz a diferença".

José Artur Neves afirmou que a força começa este sábado a regressar, mas ficam "militares da GNR para ensinar a operar" o purificador de água, e chegam novos, como os 28 elementos do INEM "que vão montar um hospital a 70 kms da Beira".

O "ciclone [Idai] foi brutal, mas a vida continua e hoje [esta sexta-feira] estou a assistir a uma ação de vacinação de portugueses pelos médicos do Exército", relata. Já não há lusos incontactáveis.
Idai Beira GNR José Artur Neves Buzi secretário de Estado da Proteção Civil INEM questões sociais
Ver comentários