Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

"Guerra dos Tronos": Príncipe herdeiro da Arábia Saudita ordena prisão de irmão e sobrinhos do rei

Mohammed bin Salman justificou decisão com o facto de os três detidos terem “feito contactos com potências estrangeiras para levar a cabo um golpe de Estado”.
Cátia Andrea Costa / SÁBADO 8 de Março de 2020 às 14:10
Mohammed bin Salman
Mohammed bin Salman FOTO: Getty Images
Não é a primeira vez que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, ordena a detenção de elementos da família real, numa tentativa de consolidar o seu poder. Este sábado, segundo várias fontes contadas pela Reuters, foram detidos o irmão mais novo do rei Salman e tio de MBS, Ahmed bin Abdulaziz e o ex-ministro do Interior Mohammed bin Nayef, filho de outro irmão do monarca. As autoridades detuveram ainda o príncipe Nawaf ben Nayef, irmão do anterior governante. 

Para os analistas, estas detenções marcam uma nova etapa na linha dura e autoritária de MBS, que reforçou o seu poder com a detenção de clérigos, ativistas e empresários sauditas. Não se sabe para onde os três elementos da família real foram levados, mas o seu estatuto dentro da Casa de Saud obriga a que sejam tratados com dignidade. 

De acordo com a Reuters, o príncipe herdeiro justificou a sua decisão garantido que os detidos tinham "feito contactos com potências estrangeiras, incluindo americanos e outros, para levar a cabo um golpe de estado". Ainda assim, o plano estaria numa fase muito inicial. 

A decisão de MBS surge num momento delicado para o reino, depois de ter sido suspensa temporariamente a entrada de peregrinos que visitam a mesquita do profeta Maomé e os lugares sagrados do Islão em Meca e Medina, bem como turistas de países afetados pelo coronavírus Covid-19 - uma decisão muito contestada. 


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)