Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Imunidade natural ao coronavírus detetada em "muitas pessoas", garante investigador de Oxford

Professor de Medicina lidera equipa que está a trabalhar na vacina para a covid-19.
Correio da Manhã 3 de Julho de 2020 às 10:06
Vacina coronavírus
Vacina coronavírus FOTO: DR

Sir John Bell, professor de Medicina na Universidade de Oxford e responsável pela equipa que está a trabalhar numa vacina para a covid-19, admite que possa haver "muitas pessoas com uma imunidade natural ao novo coronavírus".

Citado pelo the Telegraph, o britânico esclarece que "há um nível básico" de protecção contra o coronavírus "para um número muito significativo de pessoas", referindo os últimos estudos que sugerem que o sistema imunitário pode ser ‘preparado’ por outros tipos de vírus, como o da constipação, e cria uma resposta imunitária que pode ser utilizada na luta contra a infecção por covid-19.

A investigação feita mostra que uma parte do sistema imunitário, as células T, respondem a cadeias de aminoácidos produzidos por diferentes tipos de coronavírus e podem ser responsáveis por travar o vírus em pessoas que nunca tiveram sintomas. Essas mesmas células-T tendencialmente morrem em pessoas com mais idade, o que pode explicar o porquê do coronavírus afetar de forma mais grave os idosos.

"Achamos que estão presentes em muitas pessoas, um número muito significativo. Há imunidade anterior nessas células-T, ainda antes da infecção pelo novo coronavírus e isso pode ser relevante para explicar o porquê de muitos doentes serem assintomáticos", conclui o clínico.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Oxford Universidade de Oxford John Bell questões sociais saúde doenças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)