O Reino Unido aprovou esta quinta-feira um novo tratamento contra a Covid-19 que reduz a hospitalização e morte em 79% e é eficaz contra a nova variante Ómicron, avançou a Reuters.
Este anticorpo monoclonal - o segundo a ser autorizado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde - é eficaz em pessoas com Covid-19 leve a moderado e que apresentam alto risco de desenvolver doença grave.
O Xevudy (sotrovimab), desenvolvido pela GSK em parceria com o laboratório californiano Vir Biotechnology, é um anticorpo monoclonal de longa ação que atua ao ligar-se à proteína spike do lado externo do vírus Covid-19. Isso, por sua vez, evita que o vírus se fixe e entre nas células humanas, de modo que não possa replicar-se no corpo.
"Com base nos dados dos ensaios clínicos, o sotrovimabe é mais eficaz quando tomado durante os estágios iniciais da infeção e, portanto, a MHRA recomenda o uso o mais rápido possível e dentro de cinco dias do início dos sintomas. Ao contrário do molnupiravir, o sotrovimab é administrado por perfusão intravenosa durante 30 minutos. É aprovado para maiores de 12 anos e peso superior a 40kg", pode ler-se no comunicado do regulador britânico.