Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Jair Bolsonaro testa negativo ao coronavírus

Presidente brasileiro garantiu estar bem e afirmou que nunca sentiu sintomas.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 25 de Julho de 2020 às 13:30
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro FOTO: Direitos Reservados/ Twitter

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, diagnosticado com Covid-19 no passado dia 7 de julho e que desde aí se mantinha isolado, anunciou esta sexta-feira estar curado da doença e já foi dar um passeio por Brasília. No twitter, Bolsonaro escreveu "RT-PCR para sars-cov 2: negativo. Obrigado a todos", posando com uma caixa de Hidroxicloroquina, a que atribui a cura.

"- RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. - BOM DIA A TODOS", lê-se na publicação.

Ele não detalhou quando fez o teste que deu negativo, o quarto desde o diagnóstico, mas o último positivo tinha sido realizado quarta, dia 22. Após o anúncio da cura, cercado de seguranças, Bolsonaro saiu de mota do Palácio da Alvorada, a residência oficial, rumou a um stand onde foi visto sem máscara, e depois para a casa da magoada deputada aliada Bia Kicis, que esta semana ele demitiu sem aviso de vice-líder do governo no parlamento, para dar o cargo a alguém do "Centrão", grupo de partidos de que se aproximou para tentar impedir a aprovação de um dos mais de 40 pedidos de impeachment à espera de análise na Câmara dos Deputados.

Durante o isolamento, e ao sair do stand esta sexta-feira, Bolsonaro garantiu estar bem, nunca ter tido sintomas e que nem saberia estar com Covid-19 se o teste de dia 7 não tivesse dado positivo, e atribuiu esse sucesso de recuperação à Hidroxicloroquina, que diz tomar há muito como forma de prevenção ao coronavírus, contrariando a orientação de especialistas, que veem mais riscos do que resultados no uso da substância. Ele também afirmou dias atrás estar a tomar vermífugo como complemento à Cloroquina, o que fez o órgão do governo responsável pelos medicamentos editar às pressas restrições à compra do produto pela população, com receio de uma corrida às farmácias e de uso em massa de mais uma substância sem resultados comprovados.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Jair Bolsonaro negativo coronavírus covid-19
Ver comentários