Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Madrid proíbe profissionais de saúde de falarem por 'conta própria' à imprensa

Objetivo da medida é promover "uma imagem positiva" e diminuir "qualquer impacto negativo" quando este surja.
Correio da Manhã 29 de Setembro de 2020 às 17:18
Jornalista
Jornalista FOTO: Getty Images

Madrid proibiu esta terça-feira os profissionais de saúde de fazerem declarações aos órgãos de comunicação social, avança o jornal espanhol El País que cita um comunicado do governo regional.

A Comunidade de Madrid solicita aos funcionários a "nunca agirem por conta própria" e que, antes de qualquer entrevista, tenham uma autorização prévia por parte da Direção do seu local de trabalho.

O responsável de comunicação de cada centro fará a gestão da informação a passar para o exterior com o profissional de saúde encarregue de prestar declarações. Caso ambas as partes não cheguem a um consenso, "prevalecerá a opinião da instituição de saúde para não prejudicar o funcionamento normal do centro".

No comunicado lê-se ainda que o objetivo da medida é promover "uma imagem positiva" e diminuir "qualquer impacto negativo" quando este surja.

Se os jornalistas tentarem contactar diretamente um profissional de sáude, este tem que remetê-los para o Gabinete de Comunicação. 

No comunicado, vem ainda escrito de que o Centro não se responsabiliza por eventuais declarações feitas por profissionais de saúde a título pessoal.

Este tipo de medida já tinha sido posto em prática em 2003 e volta agora na sequência das várias declarações de um médico sobre questões relacionadas com a Covid-19 a uma rádio espanhola.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Madrid Comunidade de Madrid profissionais de saúde órgãos de comunicação social entrevistas jornalistas
Ver comentários