Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Mais de 45 mil inscritos em curso sobre ditadura para parar Bolsonaro

Jornal Folha de São Paulo lançou movimento #UseAmarelo pela Democracia.
Correio da Manhã 29 de Junho de 2020 às 08:16
Manifestação anti-Bolsonaro
Manifestação anti-Bolsonaro FOTO: Reuters

A pensar no actual momento político, o jornal Folha de São Paulo lançou um curso grátis sobre a ditadura vivida no país estre 1965 e 1985, com o intuito de alertar para as acções da liderança de Jair Bolsonaro. Até ao momento já se contam mais de 45 mil inscritos para as aulas online, que estão  cargo do jornalista e escritor Oscar Pigallo.

Segundo dados do jornal, mais de metade dos inscritos têm menos de 37 anos. As aulas decorrem em quatro módulos, com uma hora de duração cada um, e as inscrições podem ser feitas no site da Folha.

Ao mesmo tempo, o jornal lança uma série de conteúdos num projecto especial chamado ‘O que Foi a Ditadura’, que explica a história e acontecimento a quem não os viveu (pelo menos 54,2% da população brasileira). "As pessoas, especialmente as mais jovens, tendem a dar de barato que a democracia é uma coisa que sempre esteve aí", comenta o jornalista responsável pelas aulas.

A Folha de São Paulo lançou ainda uma campanha publicitária em defesa da democracia com anúncios próprios que recuperam a faixa amarela usada no cabeçalho do jornal em 1984 e que dizia "Use amarelo pelas diretas já". O mesmo slogan é agora transformado no movimento "#UseAmarelo pela Democracia", pedindo aos brasileiros que se vistam da cor para mostrarem apoio à democracia no país.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)