Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Mata e arranca olhos a amigo transexual por "vingança" devido a violação

Suspeito, de 21 anos, esfaqueou jovem nos genitais e queimou o corpo. Diz que vítima violou a sua ex-companheira.
Correio da Manhã 5 de Agosto de 2020 às 13:33
Joey estava em processo de mudança de sexo
Os suspeitos do crime
Joey estava em processo de mudança de sexo
Os suspeitos do crime
Joey estava em processo de mudança de sexo
Os suspeitos do crime

Andrew Vrba, um jovem norte-americano, natural de Springflield, no estado norte-americano do Missouri está acusado de matar um amigo transexual à facada depois de lhe arrancar os olhos. Em tribunal, o suspeito de 21 anos revelou que agiu "por vingança" e argumentou que Joey Steinfeld (em processo de mudança de sexo, sendo que ainda era conhecido como ‘Ally’) tinha violado a sua ex-namorada, Briana Calderfeld.

O caso chocou a comunidade local. O corpo de Joey foi descoberto completamente carbonizado, depois de estar desaparecido várias semanas, em agosto de 2017, a cerca de 100 quilómetros de onde o norte-americano vivia. A autópsia revelou agressões violentas e que os olhos de Joey foram arrancados antes de ser morto com golpes de faca nos genitais.

Andrew contou durante o julgamento, que agora decorre, que não queria matar Joey. Diz que atacou o amigo "num acesso de raiva", depois de terem discutido as acusações da violação de Briana. Andrew garante ainda que o amigo ameaçou matar a prima de Briana, Isis Schauer, que é mãe do filho menor do suspeito, também já condenada pela morte de Joey.

"Ele ameaçou matar o meu filho bebé, a minha avó, a avó da Isis, as crianças da Briana e violou-a à minha frente", disse o jovem em tribunal, ainda que a violação não tenha nunca sido provada.

Os advogados de Andrew dizem que o jovem está arrependido e que assume os crimes. "Ele não pode voltar atrás. Aceitou que as suas ações têm consequências e está preparado para as enfrentar", contam ao diário inglês Metro.

Andrew Vrba deverá ficar a conhecer a sua sentença muito em breve. Briana e Isis, cúmplices no homicídio e ocultação do cadáver, já estão a cumprir longas penas de prisão pelos crimes.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)