Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Mau tempo em Maputo provoca quatro mortos

Óbitos foram motivados "por arrastamento, por eletrocução e descargas atmosféricas".
Lusa 20 de Janeiro de 2020 às 10:08
Mau tempo em Pauto
Mau tempo em Pauto FOTO: Getty Images
Quatro pessoas morreram no último fim de semana na província de Maputo, sul de Moçambique, na sequência de chuvas intensas, disse esta segunda-feira o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

O delegado do INGC na província de Maputo, Rocha Nuvunga, afirmou à emissora pública Rádio Moçambique que as quatro mortes foram causadas "por arrastamento, por eletrocução e descargas atmosféricas".

Nuvunga referiu que centenas de famílias ficaram desalojadas no município da Matola, capital da província de Maputo, devido a inundações, que afetaram cerca de 600 casas.

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) já avisou que vai continuar a chover torrencialmente nas províncias do sul e centro de Moçambique durante as próximas 24 horas.

Entre os meses de novembro e abril, Moçambique é atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Na época chuvosa em curso, desde outubro, um total de 54.909 pessoas já foram afetadas, 12 morreram e outras 53 ficaram feridas devido aos efeitos de tempo adverso, indicou o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

No total, durante o período chuvoso de 2018/2019, 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois ciclones (Idai e Kenneth) que se abateram sobre o país.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)