Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Médica de 88 anos volta ao trabalho após vencer a Covid-19

Após ter alta, a profissional de saúde já realizou mais de 10 cirurgias.
Correio da Manhã 26 de Junho de 2020 às 17:32
Angelita Habr-Gama
Angelita Habr-Gama FOTO: Direitos Reservados

Angelita Habr-Gama, uma médica de 88 anos, voltou ao trabalho após ter estado internada durante 50 dias a lutar contra a Covid-19, nos cuidados intensivos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, no Brasil.

A profissional de saúde começou a manifestar sintomas do novo coronavírus, entre os quais febre e tosse, dias depois de organizar uma festa para 400 convidados, no passado mês de março.

A cirurgiã gastroenterologista ficou internada, em estado muito grave, no hospital Oswaldo Cruz, onde trabalha há 60 anos, após os seus pulmões começarem a ficar muito afetados pelo vírus.

Durante o processo de recuperação a médica perdeu muito peso e massa muscular mas sentiu-se sempre muito apoiada pelos colegas que a acompanharam durante todo o processo, garante à BBC. "Dar uma boa assistência ao paciente é fundamental para ter uma boa recuperação", afirma a médica.

Apesar da idade já avançada, a reforma não está ainda nos planos da cirurgiã, que já venceu mais de 50 prémios ao longo da carreira. Para Angelita, a Covid-19 foi só mais um dos obstáculos que já enfrentou na sua longa vida..

Até ao momento, o Brasil já contabiliza mais de um milhão de casos do novo coronavírus, lamentando cerca de 54 mil óbitos pela doença, sendo atualmente um dos países mais afetados pela pandemia.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Hospital Alemão Oswaldo Cruz Angelita Habr-Gama Covid-19 São Paulo Brasil saúde doenças questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)