Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Médicos alertam: comer pão pode estar a causar-lhe danos no cérebro. Conheça os sinais de alarme

Má reação ao glúten, presente na massa do pão, pode ser perigosa.
Correio da Manhã 30 de Novembro de 2020 às 14:51
Pão
Pão
Pão
Pão
Pão
Pão

Tonturas, perda de equilíbrio e quedas podem ser sinais de alerta de que comer pão lhe está a causar danos no cérebro. O alerta parte de alguns médicos que apontam para uma má reação ao glúten, presente no pão, como a causa para estes sintomas.

De acordo com o jornal britânico The Mail, esta condição, ataxia do glúten, deixa os indivíduos mais apáticos e especialmente desatentos e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten atacando partes do cérebro. 

Outros alimentos como cereais ou massas podem desencadear a mesma reação.

Em casos mais severos, os pacientes podem sofrer sintomas semelhantes a um AVC tais como dificuldade em falar, andar ou até mesmo paralisia.

Os sintomas podem levar, muitas vezes, a um diagnóstico falso mas o tratamento, uma vez identificado o problema, é simples: uma dieta livre de glúten.

Se for diagnosticado de forma precoce, as consequências podem até reverter-se. Neurologistas de um hospital universitário em Sheffield, Reino Unido, já desenvolveram um teste sanguíneo cujo resultado é conhecido em apenas alguns minutos.

Este teste procura proteínas no sangue libertadas pelo sistema imunitário de quem sofre com o problema após ingestão de alimentos com glúten.


saúde doenças glúten pão massa cereais
Ver comentários