Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mulheres na menopausa ou que foram mães recentemente são mais vulneráveis à Covid-19, revela estudo

Investigação publicada esta quarta-feira revela que risco de infeção e taxa de mortalidade são maiores.
Correio da Manhã 17 de Fevereiro de 2021 às 10:13
Uso de máscara na rua até julho
Mulher com máscara
Uso de máscara na rua até julho
Mulher com máscara
Uso de máscara na rua até julho
Mulher com máscara
Um estudo publicado esta quarta-feira pela Universidade Internacional da Flórida, nos EUA, revelou que há mulheres com determinadas condições médicas que são mais vulneráveis que outras à Covid-19.

De acordo com a conclusão da investigação, mulheres na menopausa, que tenham sido mães recentemente ou com síndrome dos ovários policísticos não só têm um risco mais de contrair a doença como também a taxa de mortalidade é maior nestes casos. 

Ao analisar os casos positivos de doentes mulheres, percebe-se que "há um aumento inicial da letalidade associada à Covid-19 que começa aos 50 anos coincidindo com a idade da menopausa" e com uma diminuição dos níveis hormonais. 

Carolyn Runowicz, investigadora da Faculdade de Medicina Herbert Wertheim, da citada universidade, aludiu às investigações científicas que sugerem que as hormonas têm um papel a favor das mulheres, assim como ter os  cromossomas X que ajudam a combater melhor as infeções (as mulheres possuem dois cromossomas X, já os homens apresentam um cromossoma X e outro Y). 

"Parece que o estrogénio, e possivelmente a progesterona, podem ter um efeito protetor nas mulheres, que é perdido na menopausa", conclui Runowicz.
Ver comentários