Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

"Não pude segurar-lhe a mão e dizer tudo aquilo que queria": Filha despede-se da mãe através de videochamada

Coronavírus tem impedido que as famílias se despeçam dos seus ente-queridos de forma digna.
Correio da Manhã 31 de Março de 2020 às 09:44
Vídeochamadas, mensagens de voz ou uma mensagem enviada por um enfermeiro. A dificuldade de quem se despede de um familiar vítima de coronavírus.
Vídeochamadas, mensagens de voz ou uma mensagem enviada por um enfermeiro. A dificuldade de quem se despede de um familiar vítima de coronavírus. FOTO: Getty Images
A morte de um ente-querido tem sido uma das maiores crueldades que a pandemia de coronavírus entregou a milhares de pessoas em todo o Mundo. A dor de perder um familiar nos últimos meses tem sido amplificada pela impossibilidade de existir um último adeus digno, lado a lado, a quem contraiu a doença.

Tal como em muitas famílias espalhadas pelo Mundo, Michelle Bennet foi obrigada a despedir-se da mãe através de uma vídeochamada. Carolann Christine Gann, de 75 anos, contraiu o novo coronavírus e os médicos informaram a filha, Michelle, que a mulher não iria resistir às complicações causadas pela Covid-19.

"Não poder estar lá a segurar a mão da minha mãe, tocar-lhe na cabeça, dizer-lhe tudo aquilo que tinha para dizer... Foi um sentimento tão desamparado", confessou Michelle em declarações à CNN.

Uma enfermeira no hospital sueco Issaquah, em Washington, encarregou-se de ajudar Michelle a dizer o último adeus à mãe. A enfermeira ligou para Michelle e confessou que a respiração de Carolann se tinha alterado e que provavelmente não viveria muito mais.

A enfermeira ligou o facetime - aplicação de vídeochamada - e permitiu que Michelle Bennett se despedisse da mãe. "Amo-te muito", disse Michelle, confessando depois à CNN que ambas tinham tido várias zangas nos últimos tempos.

A mulher acabou por morrer cerca de uma hora depois da videochamada. Michelle revelou que nem a própria enfermeira conseguiu conter as lágrimas enquanto segurava no telemóvel.
Mundo Michelle Bennet Carolann Christine Gann questões sociais saúde doenças coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)