Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Neste café é absolutamente proibido falar sobre a Covid-19

No Feeling Bar, qualquer temática relacionada com a pandemia tem que ficar à porta. Objetivo é limitar os efeitos psicológicos nos clientes.
Correio da Manhã e A.G. 20 de Novembro de 2020 às 18:17
Cristina colocou cartaz com as 'regras'
Cristina colocou cartaz com as 'regras'
Cristina colocou cartaz com as 'regras'
Cristina colocou cartaz com as 'regras'
Cristina colocou cartaz com as 'regras'
Cristina colocou cartaz com as 'regras'

Um pequeno café-bar em Roma, Itália, está a dar que falar após a proprietária ter imposto uma regra insólita no estabelecimento: é proibido qualquer conversa sobre a pandemia de Covid-19 no Feeling Bar. A ‘lei’ está escrita e colocada por cima do balcão, visível assim que se entra no espaço.

Ao La Vanguardia, Cristina Mattioli explica que se cansou de ouvir, durante todo o dia, o mesmo assunto. "Percebi que os meus clientes só falavam do novo coronavírus, por isso bani o tema", afirma.

A italiana, de 37 anos, foi mais longe e escreveu nas regras que também é tabu "fazer teorias sobre o que vai acontecer, falar sobre as medidas do governo ou sobre os dados diários do vírus". O objetivo é simples, segundo Cristina: "por limite aos efeitos psicológicos da pandemia nos clientes". O espaço já se tornou ponto de descontração do stress da pandemia em Roma.

No café, pode encontrar sugestões de outros temas de conversa: "Temas da atualidade, mexericos sobre celebridades, o vencedor da edição corrente do Big Brother, História ou conhecimento geral".

"Procurava algum positivismo, perante este momento difícil e os clientes gostam. Simplesmente propusemos esta fórmula para tentarmos encontrar alguma calma e serenidade", diz a dona do café, defendendo que não se trata, de todo, de uma questão de negacionismo. Cristina explica também que não há qualquer sanção para quem desrespeita as regras, até porque quem procura o Feeling Bar já sabe ao que vai.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24