Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Novas regras para comprar tabaco no Reino Unido em breve

Idade mínima e mais impostos são as principais medidas previstas pelo governo britânico.
Correio da Manhã 21 de Maio de 2022 às 18:32
Fumar
Fumar FOTO: Getty Images
Um conjunto de novas regras pode mudar a indústria do tabaco no Reino Unido. O governo britânico quer alterar as leis de modo a encorajar os cidadãos a deixarem o vício, num plano radical para promoção dos cigarros eletrónicos. 

Uma das mudanças previstas está relacionada com a idade mínima legal para a compra de tabaco, que pode subir para os 21 anos, na hipótese mais provável para os membros do governo, ou até 25 - atualmente é aos 18 anos.

Novos impostos também devem ser aplicados aos lucros das empresas de tabaco. Numa estimativa, cerca de 700 milhões de libras seriam angariados por ano e, depois, revertidos para a compra de cigarros eletrónicos, disponibilizados nos serviços públicos de saúde.

O objetivo passa por reduzir ao máximo o consumo de tabaco até 2030, porém os números já estão a descer. O consumo caiu de 15,8%, em 2019, para 14,5%, em 2020, de acordo com o Gabinete de Estatísticas do Reino Unido. 

Segundo o The Sun, o Secretário da Saúde, Sajid Javid, aguarda o resultado de um relatório sobre a indústria tabaqueira, que deverá ser publicado nas próximas semanas.
Reino Unido tabaco saúde cigarros eletrónicos idade impostos Mundo novas regras
Ver comentários
}