Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

OMS aprova vacina da Moderna contra a Covid-19 mas desaconselha uso em grávidas

Painel de especialistas recomenda a toma de duas doses da vacina, com intervalos de 28 dias entre as mesmas.
Correio da Manhã 26 de Janeiro de 2021 às 12:16
Moderna Covid-19 vacina
Moderna Covid-19 vacina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou esta terça-feira a vacina da Moderna contra a Covid-19.

No entanto, o organismo desaconselha o uso da vacina em mulheres grávidas, exceto se estas forem profissionais de saúde ou doentes de risco.

O painel de especialistas recomenda a toma de duas doses da vacina, com intervalos de 28 dias entre as mesmas. Este intervalo pode ser extendido até 42 dias para circunstâncias excecionais.

Segundo o Grupo Estratégico Consultivo de Peritos (SAGE, na sigla em inglês), que se reuniu no dia 21, as pessoas que façam viagens internacionais não devem ser privilegiadas na vacinação, a não ser que estejam entre os grupos de risco mais elevado.

"No período atual, em que o fornecimento de vacinas é muito limitado, a vacinação preferencial dos viajantes internacionais iria contra o princípio da equidade", afirmou o grupo.

"Por esta razão, e devido à falta de provas de que a vacinação reduz o risco de transmissão, a OMS não recomenda a vacinação de viajantes contra a Covid-19", acrescentam, indicando que esta recomendação será revista à medida que aumente o fornecimento da vacina.

Recomendam ainda que as pessoas com testes PCR positivos adiem a vacinação por seis meses.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.721 pessoas dos 643.113 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
OMS Organização Mundial da Saúde Moderna Covid-19 saúde pandemia coronavírus vacinação
Ver comentários