Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Ordenada recontagem de votos no Zimbabwe

A Comissão eleitoral no Zimbabwe ordenou a recontagem dos votos, das eleições presidenciais de 29 de Março, em 23 dos 210 círculos eleitorais do país. A oposição vai contestar a medida.
13 de Abril de 2008 às 11:27
Robert Mugabe está no poder há 28 anos
Robert Mugabe está no poder há 28 anos FOTO: d.r.

A recontagem foi anunciada pelo presidente da Comissão, George Chiweshe, numa entrevista ao jornal do Estado “Sunday Mail”. A recontagem, que será feita no próximo sábado, foi decidida depois das queixas apresentadas, a maioria das quais pelo partido no poder, Zanu-PF, do presidente Robert Mugabe, e uma pela oposição, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês).

Em causa está a recontagem de lugares que podem alterar os primeiros resultados apurados, que deram ao MDC uma ligeira liderança na câmara baixa do Parlamento. Ao Zanu-PF basta ganhar mais nove assentos.

Em recação a esta medida, a oposição no Zimbabwe já anunciou que pretende contestar na Justiça a recontagem dos votos. "Vamos contestar a recontagem ordenada pela Comissão eleitoral do Zimbabwe porque pensamos que tem como objectivo mudar a vontade do povo", disse Nelson Chamisa, porta-voz do MDC.

Ver comentários