Pelo menos 51 pessoas foram encontradas mortas - 39 homens e 12 mulheres - esta segunda-feira, dentro de um camião no Texas, nos Estados Unidos. Segundo a
Reuters, acredita-se que os mortos sejam migrantes.
De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Méximo, cerca de 22 mexicanos, sete guatemaltecos e dois hondurenhos foram identificados entre os mortos.
Mais de uma dezena de pessoas foram encontrados com vida e encaminhadas para os hospitais locais, noticia a televisão norte-americana. O condutor está em fuga.
Outras 16 pessoas, 12 adultos e quatro crianças, encontradas no mesmo local, estão a receber assistência médica devido ao calor e à desidratação, disse o chefe da corporação dos bombeiros, Charles Hood.
O camião foi encontrado junto da linha de comboio no bairro do Sudoeste da cidade e acredita-se que estes migrantes tenham entrado nos Estados Unidos de forma ilegal.
A causa de morte ainda não é conhecida mas, segundo o
The New York Times, San Antonio e outras cidades de todo o Texas têm estado a vivenciar uma onda de calor extrema que tem vitimado muitas pessoas e animais.
Uma porta-voz da Proteção de Fronteiras disse que uma equipa de Investigação de Segurança Interna já tinha chegado ao local, mas não podia fornecer mais detalhes sobre o caso.
Até ao momento não houve declarações oficiais da polícia de San Antonio.
O México decidiu abrir uma investigação para perceber o que esteve na origem do sucedido, referiu, no Twitter, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Marcelo Ebrar, acrescentando que uma equipa das autoridades mexicanas vai deslocar-se ao Texas para trabalhar no caso.