João Vale de Almeida vai liderar a futura delegação comunitária junto do Reino Unido após a consumação do Brexit.
"Posso confirmar que o alto representante e vice-presidente tenciona designar João Vale de Almeida como líder da futura delegação da União Europeia junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", disse, à Lusa, Virginie Battu-Henriksson, porta-voz do chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.
A porta-voz acrescentou que "a designação formal apenas terá lugar após a saída do Reino Unido da União Europeia", agendada para o final do corrente mês, e após a indispensável aprovação das autoridades britânicas.
Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, João Vale de Almeida, 62 anos, já desempenhou diversos cargos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).
Vale de Almeida tornou-se de seguida embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington com poderes reforçados (em representação de toda a União e não somente da Comissão Europeia), à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
De 2015 até ao final do ano passado foi o embaixador da UE junto da Organização das Nações Unidas (ONU).
Regressado a Bruxelas em dezembro de 2019 após cerca de 10 anos em Washington e Nova Iorque, o nome de João Vale de Almeida já era apontado como um dos favoritos para representar a União Europeia em Londres, depois de o Reino Unido deixar de ser Estado-Membro.
SAIBA MAIS31 de janeiro é a data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia. Nessa data, a representação da Comissão Europeia em Londres encerrará e dará lugar, no dia 1 de fevereiro, à nova delegação da UE.
Serviço de Ação externaA delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União presidido pelo alto representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia, que Ursula von der Leyen lidera.