Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Presidente do Brasil diz que máscaras de prevenção contra a Covid-19 causam "efeitos colaterais"

Bolsonaro refere que uma universidade alemã diz que as máscaras podem causar irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, entre outros efeitos.
Lusa 26 de Fevereiro de 2021 às 07:30
Máscaras
Máscaras FOTO: Getty
O Presidente do Brasil causou polémica na quinta-feira ao dizer que as máscaras de prevenção contra a covid-19 causam "efeitos colaterais", acrescentando que pondera continuar com subsídios para os mais carenciados durante a pandemia.

Na habitual transmissão em direto na rede social Facebook, Jair Bolsonaro levantou suspeitas sobre efeitos colaterais das máscaras, citando um alegado estudo alemão, mas sem apresentar mais detalhes.

"Começam a aparecer estudos, não vou entrar em detalhes, não é?!, sobre o uso de máscaras. Num primeiro momento, uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais para crianças, e levam em conta vários itens, como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da perceção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizagem, vertigem, fadiga. Então começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras", afirmou.

Covid-19 questões sociais
Ver comentários