Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Novo primeiro-ministro francês é Jean Castex, que coordenou estratégia de desconfinamento

Foi nomeado por Emmanuel Macron.
Pedro Zagacho Gonçalves 3 de Julho de 2020 às 08:40
Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês
Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês FOTO: Reuters

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou esta sexta-feira a sua demissão ao presidente da República de França, Emmanuel Macron. O presidente francês já nomeou Jean Castex como novo primeiro-ministro, ao final da manhã desta sexta-feira.

Jean Castex é o responsável pela coordenação da estratégia de desconfinamento em França, depois do primeiro grande surto de coronavírus naquele país. Castex é conhecido por ser reservado e discreto. Este é o primeiro passo para a remodelação que terá lugar no governo francês, depois da demissão de Édouard Philippe.

Jean Castex tem 55 anos e era até agora autarca da cidade de Prades, no sul de França, junto à fronteira espanhola. O novo primeiro-ministro pertencia até agora ao partido de direita Les Republicains.

Philippe sob pressão
O Governo liderado por Édouard Philippe estava sob extrema pressão no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus. Macron aceitou logo a demissão do primeiro-ministro.

Em entrevista à imprensa francesa, publicada esta sexta-feira, Macron elogia o trabalho do primeiro-ministro, realçando o seu "trabalho notável" que lhes permitia "manter uma relação de confiança que é, de certo ponto de vista, única na escala da Quinta República".

O governo sofrerá agora uma remodelação e, aponta a imprensa, um reforço em pastas específicas. Emmanuel Macron já adiantou algumas prioridades: "Revitalizar a economia, continuar a apostar proteção social e rever a política ambiental, e restabelecer uma ordem republicana justa, defendendo a soberania europeia".

Emmanuel Macron anunciou uma "nova equipa" para seguir um "novo caminho" político durante a última parte de seu mandato até ás eleições presidenciais de 2022.

Emmanuel Macron Édouard Philippe política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)