Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Primeiro-ministro francês visado em processo judicial pela gestão da pandemia

França tem rejeitado voltar a impor o confinamento, insistindo na necessidade de reativar a economia e "viver com o vírus".
Lusa 17 de Setembro de 2020 às 16:57
Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês
Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês FOTO: Reuters
Um grupo de doentes de Covid-19 e familiares pediu esta quinta-feira a abertura de um processo contra o primeiro-ministro francês, Jean Castex, que acusa de conduta "potencialmente perigosa e contraditória" na gestão da pandemia associada ao novo coronavírus.

França tem rejeitado voltar a impor o confinamento, insistindo na necessidade de reativar a economia e "viver com o vírus", apesar de as autoridades registarem um novo aumento significativo dos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 que está a deixar os hospitais de várias regiões à beira da rutura.

Fabrizio Di Vizio, advogado que representa o Grupo de Vítimas do Coronavírus em França, disse ter apresentado hoje o processo no Tribunal de Justiça da República, a instância com competência para julgar membros do executivo.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Primeiro-ministro Covid-19 Jean Castex França política crime lei e justiça tribunal
Ver comentários