Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Procura dinheiro extra? Cientistas pagam para ficar dentro de banheira durante cinco dias

Agência Espacial Europeia quer estudar efeitos da ausência de peso no corpo humano.
Correio da Manhã 18 de Fevereiro de 2020 às 19:53
Banho de imersão a seco
Banho de imersão a seco FOTO: Estação Espacial Internacional

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a realizar um estudo e procura participantes para estarem dentro de uma banheira durante cinco dias. 

A ESA está à procura de 20 mulheres para testar os banhos de imersão secos e, desta forma, conseguir estudar os efeitos da falta de peso no corpo humano, segundo o jornal britânico Mirror.

"Os banhos de imersão a seco colocam menos pressão sobre o corpo dos participantes uma vez que estes ficam apoiados na banheira, uma condição que imita a experiência dos astronautas flutuantes na Estação Espacial Internacional", explicou a ESA.

Embora a ideia possa parecer divertida à primeira vista, os cientistas alertam que a experiência tem de ser "levada a sério e até ao fim" do tempo estipulado.

"Recebemos vários pedidos de pessoas a voluntariarem-se mas este estudo não é uma brincadeira", disse Jennifer Ngo-Anh, líder da equipa de voos espaciais da ESA. "Estar deitado naquela cama parece ser divertido, mas o prazer desaparece rapidamente devido a todas as análises feitas durante o processo", continuou.

"Decidimos iniciar o nosso primeiro protocolo de imersão a seco com mulheres, uma vez que quase não há dados sobre as mulheres. Nesta primeira experiência vamos recolher dados para entender melhor o modelo de imersão a seco e como as mulheres reagem, por forma a avaliar esses estudos para investigações mais exaustivas no futuro".

Apesar de ainda não ter sido divulgado o valor pago aos voluntários, este pode atingir uma quantia considerável, de acordo com o jornal britânico.

"Este tipo de estudo não beneficia apenas os cientistas, mas também vão ter implicações junto das pessoas que ficam acamadas por longos períodos de tempo", pode ler-se no site da ESA.

"As pessoas ficam suspensas na banheira, uma confissão que imita a experiência dos astronautas flutuantes na Estação Espacial Internacional".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)