Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Quarentena obrigatória para quem entrar em Espanha

Duas semanas de confinamento para todos os viajantes a partir de sexta-feira.
Ricardo Ramos 13 de Maio de 2020 às 08:26
Todos os viajantes recém-chegados a Espanha terão de passar duas  semanas confinados no hotel ou em casa para evitar nova vaga de contágios
Todos os viajantes recém-chegados a Espanha terão de passar duas semanas confinados no hotel ou em casa para evitar nova vaga de contágios FOTO: Reuters
A partir de sexta-feira, todos os viajantes que chegarem a Espanha terão de cumprir obrigatoriamente duas semanas de quarentena em casa ou no hotel, numa medida que está a ser muito criticada pelos operadores de turismo e outros responsáveis do setor.

A medida, que abrange todas as chegadas do estrangeiro, incluindo da UE e do espaço Schengen, visa "não deitar por terra o esforço enorme que foi feito nas últimas nove semanas devido a um caso importado de coronavírus", explicou o ministro da Saúde, Salvador Illa.

Durante a quarentena obrigatória, os recém-chegados apenas poderão sair à rua para comprar comida, ir à farmácia ou ao médico.

"Esta decisão representa a morte do turismo internacional este verão. Ninguém vai querer vir para ficar duas semanas fechado num hotel", afirmou o vice-presidente da Junta da Andaluzia, Juan Marín.

PORMENORES
Férias fora "improváveis"
O ministro da Saúde do Reino Unido avisou que é "muito pouco provável" que os britânicos consigam fazer férias no estrangeiro este verão. O país vai também introduzir uma quarentena obrigatória de 14 dias para todos os visitantes, com exceção dos provenientes de França, no âmbito de um acordo recíproco com o governo francês.

Acordos entre países
Vários países europeus, incluindo Grécia e Itália, fortemente dependentes do turismo, estão a negociar acordos bilaterais ou regionais para permitir a criação de "corredores turísticos" que permitam a circulação de viajantes sem obrigação de quarentena. A UE deverá recomendar hoje que esses acordos sejam estabelecidos entre países com "perfil de risco similar".

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)