Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

RAIDE À CASA DE KARADZIC

Tropas da NATO fizeram ontem um raide à casa do antigo líder sérvio bósnio Radovan Karadzic, em Pale, por terem informações que ela estava ser usada por uma rede de contrabandistas.
2 de Julho de 2002 às 22:35
A operação decorreu de madrugada, com as tropas da Força da Estabilização (SFOR), apoiadas por blindados e helicópteros, a dispararem contra a porta de entrada da residência, que está desabitada há seis anos.

Uma vez dentro da casa, as tropas levantaram o parquet, desmontaram as molduras de pinturas e ícones, e levaram documentos, passaportes falsos, uma disquete de computador e armas de fogo. Horas depois, a mulher de Karadzic deslocou-se à residência para avaliar os estragos. Scott Lundy, porta-voz da SFOR, explicou aos jornalistas que o objectivo da operação não era deter Karadzic, acusado de genocídio pelo Tribunal Penal Internacional para Crimes cometidos na ex-Jugoslávia (TPI), mas apreender documentos e armas de contrabando.

Por sua vez, a NATO negou que fosse uma demonstração de força, um dia depois de os EUA terem ameaçado retirar as suas tropas da Bósnia pelo risco de os seus soldados serem acusados de crimes pelo novo Tribunal Penal Internacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)