Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Repressão violenta mata 156

Pelo menos 156 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas na sequência da violenta repressão policial ocorrida nos dois últimos dias na região de Xinjiang, no Noroeste da China. Em causa estão protestos de membros da etnia separatista uigur – os mais sangrentos dos últimos anos no país.
7 de Julho de 2009 às 00:30
Os feridos foram conduzidos para o hospital
Os feridos foram conduzidos para o hospital FOTO: Ho/Reuters

Centenas de pessoas foram detidas na sequência dos violentos incidentes, que levaram ainda à imposição do recolher obrigatório. Os protestos, que no domingo juntaram cerca de três mil pessoas, ocorreram após a morte de dois uigures, linchados no Sul da China no mês passado.

Ontem, os protestos alastraram à cidade de Kashgar (que fez parte da rota da seda). A polícia tinha indicações de que estavam a ser preparados mais protestos em Aksu e Yili Kazakh. Muitas das vítimas mortais são chineses de etnia han, cujo domínio na região os uigures contestam. Além de se queixarem de repressão política e religiosa por parte desta etnia Han, existe também um grande fosso económico entre ambos e os uigures consideram-se discriminados e reclamam igualdade a este nível.

Pequim atribuiu a responsabilidade pelos tumultos a separatistas no exílio, nomeadamente ao Congresso Mundial Uigur, liderado pela empresária Rebiya Kadeer, que reside nos EUA após ter estado detida quase seis anos na China.

As autoridades cortaram a net para impedir a divulgação de imagens dos confrontos. ~

SAIBA MAIS

QUEM SÃO

Os uigures são etnicamente muçulmanos turcos. Desdeos atentados de 11/09 quePequim tenta vinculá-los à al-Qaeda.

8 milhões de uigures vivem na região autónoma de Xinjiang, que tem 20 milhões de habitantes. Mais de 20 estiveram presos em Guantanamo, mas não foram acusados.

1949 foi o ano em que a China retomou o controlo de Xinjiang,após a etnia uigur ter declarado independência no início do século XX.

IMIGRAÇÃO

Desde a retomada do controlo, as autoridades chinesas promoveram a imigração em larga escala de chineses han.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)