Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Ritmo de contágio da Covid-19 alarmante na Europa preocupa OMS

Número de contágios semanais nos países europeus já é superior ao registado no pico da pandemia, em março.
Maria Vaz 18 de Setembro de 2020 às 08:18
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Reuters
A Organização Mundial da Saúde alertou esta quinta-feira para o “alarmante” ritmo de contágio da Covid-19 na Europa, onde o número de novos casos semanais já ultrapassou aquele que foi registado em pleno pico da pandemia, em março. “Temos perante nós uma situação muito grave”, avisou o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, lembrando que, só na semana passada, o número de contágios na Europa superou os 300 mil.

Mais de metade dos países europeus “tiveram aumentos de novos casos diários superiores a 10% nas últimas duas semanas” e sete países viram mesmo o número duplicar, acrescentou Kluge, avisando que os números de setembro “devem servir como um alerta”. O responsável lembrou que a resposta à crise foi eficaz “quando as ações foram rápidas e decididas”, mas que a situação piorou “quando se meteram a politização e a desinformação”. 


pormenores
À beira dos 30 milhões
O número de pessoas infetadas pela Covid-19 em todo o Mundo desde o início da pandemia deverá ultrapassar nas próximas horas os 30 milhões. Quase metade dos casos foram registados nos EUA e América Latina.

1 em 7 médicos infetados
A Organização Mundial da Saúde revelou esta quinta-feira que um em cada sete casos de infeção por Covid-19 a nível mundial diz respeito a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Nalguns países, a média chega a um caso em cada três.

Testes atrasados
O Reino Unido enfrenta um sério atraso no processamento dos testes à Covid-19, com apenas 14% dos testes a terem resultados em 24 horas.

Vacina da Moderna
A farmacêutica Moderna admite avançar com um pedido de autorização para administrar a sua vacina a grupos de risco se esta se revelar eficaz em pelo menos 70% dos testes clínicos.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários