Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

SÃO PAULO COMEMORA 450 ANOS

São Paulo, a maior cidade do Brasil e uma das mais populosas do mundo, completa hoje com muita festa popular os seus 450 anos de vida.
25 de Janeiro de 2004 às 00:00
Foi no dia 25 de Janeiro de 1554 que os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta subiram ao planalto coberto de densa floresta para lá do rio Anhangabaú e fundaram o colégio e a casa paroquial que deram origem à aldeia de Piratininga, hoje a gigantesca cidade de São Paulo.
O colégio e a casa paroquial ainda existem no mesmo lugar, e é aí que as festividades vão culminar hoje, ao final da tarde, após vários desfiles e concertos pela cidade. Foi aqui que foram escritas, e estão hoje em exposição, as 17 cartas que José de Anchieta enviou à Companhia de Jesus em 1554, narrando o que encontrou no local onde fundou São Paulo, um lugar repleto "de lagartos muito grandes, a que os índios chamam jacarés e de uma multidão de macacos de todos os tipos, muito bons para comer, por sinal."
Essas cartas estavam guardadas no Vaticano, que as deixou sair agora pela primeira vez .Uma outra relíquia, um fémur de Anchieta, chega hoje também a São Paulo, depois de ter peregrinado durante várias semanas pelas 13 cidades onde ele catequizou.
Ver comentários