Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Solidariedade alivia situação crítica nos hospitais de Manaus

Oxigénio começa a chegar mas situação ainda é crítica.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 17 de Janeiro de 2021 às 09:20
Populares tiveram de levar botijas de oxigénio para familiares doentes
Doentes estão a ser transferidos
Populares tiveram de levar botijas de oxigénio para familiares doentes
Doentes estão a ser transferidos
Populares tiveram de levar botijas de oxigénio para familiares doentes
Doentes estão a ser transferidos
Uma corrente de solidariedade começou a aliviar o drama dos hospitais da cidade brasileira de Manaus, no Amazonas, saturados com doentes de Covid-19 e sem oxigénio para os manter vivos.

Além de doações particulares, fábricas de todo o Amazonas e dos estados vizinhos paralisaram a atividade para doarem cilindros de oxigénio e um avião de carga que o presidente Bolsonaro ia enviar à Índia para buscar vacinas contra a Covid-19 foi mobilizado à última hora para levar oxigénio e outros equipamentos médicos para Manaus. Apesar deste alívio, a situação mantém-se crítica, com os hospitais sobrelotados e muitos doentes a serem transferidos para outros estados.

O número de funerais nos cemitérios de Manaus, que em tempos normais não passa dos 30, bateu sexta-feira um trágico recorde, com 213 pessoas sepultadas num único dia.

pormenores
Casa Branca mentiu
Vários governadores estaduais acusaram a Administração Trump de mentir ao prometer distribuir milhões de doses da vacina das suas reservas, depois de o Secretário da Saúde admitir publicamente que tais reservas “não existem”.

Acusações à China
O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que investigadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, adoeceram com sintomas de Covid no outono de 2019, o que “prova” que a doença veio do laboratório chinês.

Vírus duplica em Espanha
O número de infeções por Covid-19 duplicou em Espanha nos primeiros 15 dias de 2021, período em que foram registados 300 mil casos e 2477 mortes.

Índia começa vacinação
A Índia iniciou este sábado aquela que será a maior campanha de vacinação em massa da História. Governo espera vacinar 300 mil pessoas por dia.

Hospital português está no limite
O Hospital Beneficente Português de Manaus, fundado por emigrantes portugueses há 147 anos, “está no limite”, e tal como outros hospitais da região, encontra-se sobrelotado e já está a usar as reservas de oxigénio. O cônsul de Portugal na cidade, António Humberto Figueiredo, diz que a situação da comunidade portuguesa é “preocupante” e “todos têm medo da doença”.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários