Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Sondagens dão empate entre Benjamin Netanyahu e Benny Gantz nas eleições em Israel

Resultados oficiais vão começar a ser divulgados no início da quarta-feira.
Lusa 9 de Abril de 2019 às 22:19
Benjamin Netanyahu
Benny Gantz
Benjamin Netanyahu
Benny Gantz
Benjamin Netanyahu
Benny Gantz

O atual primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o seu principal opositor, o centrista Benny Gantz, estão empatados nas eleições legislativas desta terça-feira, segundo as sondagens à boca das urnas divulgadas pelos canais de televisão.

O partido Likud (direita), de Netanyahu, contra entre os 33% e os 36% dos votos contabilizados até agora e a lista Azul e Branco, de Gantz, totaliza entre os 36 e os 37% dos votos, segundo sondagens divulgadas pelos três maiores canais de televisão israelitas.

As urnas abriram às 07h00 (05h00 em Lisboa) para os cerca de 6,4 milhões de eleitores, que vão eleger 120 deputados do Parlamento (Knesset) e se confrontam com a hipótese de Netanyahu, indiciado por práticas de corrupção que devem ser esclarecidas após as eleições, perder o escrutínio.

Os resultados oficiais só vão começar a ser divulgados no início da quarta-feira, mas, dado o estado fragmentado da política israelita, o veredicto final poderá demorar alguns dias até ser conhecido.

O parlamento israelita tem 120 lugares e Netanyahu está no poder desde 2009, depois de ter tido um primeiro mandato entre 1996 e 1999. 

O primeiro-ministro em funções, com 69 anos, é suspeito em três casos de corrupção.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)