Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Suíça apenas autoriza entrada de cidadãos de 19 países exteriores ao Espaço Schengen em contexto de pandemia

Em junho, a Suíça reabriu o espaço aéreo aos 26 países que integram o Espaço Schengen.
Lusa 14 de Agosto de 2020 às 19:10
Avião
Avião FOTO: Getty Images
A Suíça apenas vai permitir a entrada de cidadãos de 19 países exteriores ao Espaço Schengen, a partir de domingo, por causa pandemia, de acordo com a atualização mais recente das autoridades suíças sobre a evolução epidemiológica.

Em junho, a Suíça reabriu o espaço aéreo aos 26 países que integram o Espaço Schengen e restabeleceu a livre circulação entre pessoas dos Estados-membros da União Europeia (UE) que não são considerados "de risco", devido ao índice de contágio pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Na ocasião, também era permitida a entrada de trabalhadores de "países terceiros", mas não turistas.

A entrada e permanência inferior a 90 dias de cidadãos de países considerados "de risco" sem autorização apenas era concedida nos casos de "necessidade absoluta".

O Departamento Federal de Justiça e Polícia suíço dá agora conta, citado pela France-Presse (AFP), de que às 00:00 de domingo, todos os Estados exteriores ao Espaço Schengen são considerados "de risco", com exceção de Andorra, Austrália, Bulgária, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Croácia, Geórgia, Irlanda e Japão.

Também estão fora da lista vermelha Mónaco, Nova Zelândia, Roménia, Ruanda, São Marino, Vaticano, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

Para todos os países que não são considerados "de risco", a entrada de cidadãos na Suíça é permitida, mas poderão estar sujeitas a quarentena obrigatória, como, por exemplo, foi imposto na semana passada aos viajantes que provinham de Espanha.

Integram o Espaço Schengen: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, República Checa, Islândia, Suécia e Suíça.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Espaço Schengen Suíça coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)