David Nabarro, um especialista da OMS alertou, numa entrevista a um jornal suíço, de que a terceira vaga está para chegar devido à ineficácia dos governos europeus em controlar a segunda onda.
Segundo a previsão do especialista, esta terceira onda atingirá a Europa em força no início de 2021.
"Falharam em criar a infraestrutura necessária durante os meses de verão, depois de terem controlado a primeira onda", explica Nabarro acrescentando a urgência de criar essas infraestruturas agora.
O especialista da OMS afirma que há países que estão a aliviar medidas demasiado cedo. "Tem de se esperar que os números baixem e permaneçam baixos", alerta.
Apesar de já haver vacinas em cima da mesa que deverão começar a ser comercializadas e distribuídas nas próximas semanas em alguns países, essas só serão eficazes em controlar a pandemia em 2021.