O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou este sábado que todos os viajantes que entrem no Reino Unido têm de fazer um teste de PCR contra a Covid-19 no dia a seguir à chegada e esperar pelo resultado em isolamento.
Para além disso, os cidadãos vacinados contra a Covid-19 que tenham tido contactos de risco têm agora de fazer isolamento para garantir que não estão infetados com o vírus, nomeadamente com a nova variante Ómicron.
Boris Johnson sublinha que não pretende encerrar o tráfego aéreo de e para o Reino Unido, mas considera que as medidas aplicadas nas fronteiras serão úteis para abrandar a propagação da nova variante Ómicron do vírus.
As medidas relativas à obrigatoriedade do urso de máscara em locais fechados, incluindo nos transportes públicos e nos estabelecimentos comerciais, vão ser mais restritivas e mais controladas.
Boris Johnson discursou ao país para anunciar as medidas, que surgem após terem sido detetados dois casos da variante Omicron da Covid-19 no Reino Unido.