Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Trump ameaça impor novas tarifas sobre importações chinesas

Presidente dos Estados Unidos considera que pandemia de coronavírus é culpa do Governo chinês.
Lusa 30 de Abril de 2020 às 23:27
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump FOTO: Reuters
O presidente dos Estados Unidos (EUA) ameaçou hoje impor novas tarifas sobre as importações chinesas, em resposta à pandemia da covid-19, que, na opinião de Donald Trump, é culpa do Governo chinês.

Em resposta a uma pergunta sobre se Trump planeava cancelar parte das suas obrigações de dívida com o Governo chinês, o presidente norte-americano expressou: "Podemos fazer isso com tarifas ou de outras formas".

Donald Trump afirmou que a China podia ter contido a covid-19, mas deixou que a doença se propagasse, assegurando ter visto provas de que o vírus foi criado num laboratório de Wuhan, cidade do centro da China onde o novo coronavírus foi detetado, no final de dezembro.

"Eles [a China] são uma nação brilhante, cientificamente e em outras coisas. Podiam tê-lo guardado ou parado [o surto do novo coronavírus], mas não o fizeram", frisou Trump, em conferência de imprensa.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)