Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Trump e Putin abordam por telefone cimeira do G7 e cooperação bilateral

Presidente dos Estados Unidos "informou" Putin do seu projeto de convidar a Rússia e outros países para a próxima reunião do G7, adiada devido à pandemia do coronavírus.
Lusa 1 de Junho de 2020 às 19:50
Vladimir Putin e Donald Trump
Vladimir Putin e Donald Trump FOTO: Reuters
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou hoje ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, para abordar a organização de uma cimeira do G7 em que pretende a presença da Rússia, e discutir cooperação bilateral, anunciou o Kremlin em comunicado.

No decurso do contacto telefónico, que segundo o comunicado ocorreu "por iniciativa americana", Trump "informou" Putin do seu projeto de convidar a Rússia e outros países para a próxima reunião do G7, adiada para data ainda não definida devido à pandemia do coronavírus.

O Kremlin referiu-se a uma conversa "construtiva" e "substancial".

No sábado, Donald Trump anunciou o adiamento desta cimeira que deveria decorrer entre os próximos dias 10 e 12, nos Estados Unidos, e o convite a outros países para se juntarem à reunião, incluindo a Rússia.

Trump considerou ainda "ultrapassado" o formato do G7 (EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão).

Ao reagir hoje a este anúncio, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou aos 'media' que a Rússia desconhece "os detalhes desta proposta, mesmo que se trate de uma proposta oficial".

A Rússia foi excluída do então G8 em 2014, na sequência da anexação da península da Crimeia, denunciada pelos ocidentais de "ilegal".

Por diversas vezes Trump já se mostrou favorável a uma reintegração da Rússia.

Os dois dirigentes também "sublinharam a importância de relançar um diálogo russo-americano no domínio da estabilidade estratégica e das medidas de confiança no domínio militar", precisa o comunicado.

Por sua vez, Putin felicitou Trump pelo lançamento no sábado da cápsula SpaceX com astronautas a bordo em direção à estação espacial internacional (ISS), segundo a mesma fonte.

Os dois presidentes "confirmaram a intenção mútua de reforçar a cooperação reciprocamente vantajosa no domínio espacial", indica o comunicado.

O Presidente russo agradeceu a Trump pelo envio à Rússia de ventiladores artificiais destinados aos doentes atingidos pela covid-19, refere ainda o texto.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
cimeiras diplomacia política Presidente Estados Unidos Kremlin G7 Rússia Donald Trump Vladimir Putin
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)