Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

"Trump para sempre": a reação do presidente dos Estados Unidos ao fim do impeachment

Donald Trump sugeriu que continuaria na Casa Branca "para sempre", depois de exonerado pelo Senado das acusações de abuso de poder e obstrução ao Congresso.
SÁBADO 5 de Fevereiro de 2020 às 22:06
Trump 4EVA
Trump 4EVA
O presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu esta quarta-feira ao resultado das votações dos dois artigos pelo qual era acusado no Senado, com a maioria republicana a colocar um fim ao seu processo de impeachment.

No Twitter, Trump partilhou um vídeo no qual surge como capa da revista TIME e promove a sua campanha como presidente norte-americano, desde as eleições de 2020 até se tornar presidente "4EVA" - sugerindo que será presidente para sempre.



Como esperado, a maioria republicana votou contra a desituição do presidente norte-americano, com apenas um senador - Mitt Romney, pelo estado de Utah - a considerar Trump "culpado" por abuso de poder ao lado de democratas. Na votação ao segundo artigo, o de obstrução ao Congresso, todos os 52 senadores republicanos consideraram Trump "inocente" e os 47 democratas consideraram o presidente norte-americano "culpado".

Ao longo do processo de impeachment, Donald Trump tinha repetido que tudo não passava de uma "caça às bruxas" destinada a prejudicar a sua campanha para reeleição nas presidenciais de novembro próximo.

O vídeo partilhado por Trump trata-se de uma adaptação a uma capa da revista TIME de 2018, mostrando uma série de cartazes de campanha a favor de Trump ao longo dos próximas eleições presidenciais. O vídeo editado é acompanhado pela música clássica "In the Hall of the Mountain King", de Edvard Grieg, e no qual é feita uma aproximação ao último cartaz até mostrar Donald Trump sobre um cartaz que diz "Trump 4EVA" - Trump para sempre.

O vídeo original foi publicado em outubro de 2018 sob ocasião da capa "Como o Trumpismo vai durar mais que Trump", publicado dias antes do Partido Democrata conseguir controlo da Câmara dos Representantes.
Donald J. Trump Senado política eleições crime lei e justiça eleições presidenciais punição / sentença
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)