Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Trump questiona resultados eleitorais das presidenciais nos EUA

Presidente volta a levantar dúvidas sobre a credibilidade do voto por correio e diz que os números finais podem não ser fiáveis.
Ricardo Ramos 18 de Setembro de 2020 às 08:18
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Reuters
O presidente Donald Trump voltou esta quinta-feira a questionar a credibilidade do voto por correio e afirmou, sem apresentar provas, que os números finais das presidenciais de novembro podem não ser fiáveis.

“Devido ao número sem precedentes de boletins de voto que este ano vão ser enviados aos eleitores, os resultados das eleições de 3 de novembro podem não ser determinados de forma correta”, escreveu Trump no Twitter. Trump alega que o voto por correio é suscetível de ser manipulado e tem tentado de todas as maneiras minar a sua credibilidade, desta forma colocando em dúvida o resultado das eleições.

Trinta e quatro estados americanos permitem que os eleitores votem por correio nas presidenciais. Nas últimas eleições, em 2016, um em cada quatro votos foi enviado por correio, mas esse número deverá ser bastante superior este ano devido à pandemia. Sondagens recentes mostraram que os eleitores democratas têm mais tendência a usar o voto postal do que os republicanos, o que explica a tentativa de Trump de colocar em causa a sua credibilidade.

Ressalve-se ainda que muito estados só começam a contar os votos por correio no dia a seguir às eleições, o que poderá adiar os resultados finais por vários dias e prolongar a incerteza sobre quem será o próximo presidente.
Donald Trump EUA política eleições
Ver comentários